INSERÇÃO DE DIU

Dra Polyanna Azevedo - DIU

O DIU (Dispositivo intrauterino) é um dos mais eficientes e seguros métodos contraceptivos. Está indicado para mulheres que desejam contracepção a longo prazo, que hoje em dia, recebe o nome de LARCS.

Para garantir essa qualidade, é preciso que ele seja adequadamente inserido no útero, o que deve ser feito por um profissional treinado de modo a garantir a eficácia contraceptiva do método e reduzir o risco de ocorrência de complicações.

Alguns pontos merecem especial atenção:

  1. O DIU não é abortivo, ele age inibindo a fertilização, a penetração do esperma no muco cervical e a implantação do embrião, portanto não é considerado um método abortivo.
  2. O DIU pode ser inserido na adolescente, na mulher nulípara (mulher que não teve filhos).
  3. É importante falar sobre as DST’s, uma vez que o DIU não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, é necessário fortalecer o uso de preservativo (camisinha).

A inserção do dispositivo no útero é um procedimento simples e rápido e pode ser realizados no próprio consultório médico ou no centro cirúrgico com anestesia, essa escolha é discutida individualmente com a paciente. Ele pode ser colocado em qualquer período do ciclo, mas o momento ideal é durante a menstruação, quando o colo uterino está mais dilatado.

Atualmente, existem o DIU de cobre e o DIU hormonal. O primeiro é feito de um material plástico que possui um revestimento de metal de cobre. Já o segundo possui hormônio progestagênio em sua estrutura, o qual é lenta e gradativamente liberado no interior do útero.

 

diu