Especialista em prevenção e tratamento de DSTs, a Dra. Polyanna emprega os exames de Colposcopia, Vulvoscopia e Vaginoscopia para um diagnóstico mais preciso da região reprodutora feminina, avaliando lesões e atuando na prevenção e tratamento de HPV e demais DSTs.
Os exames são indolores, realizados em consultório, sem necessidade de internação. São recomendadas avaliações semestrais ou anuais com foco na prevenção e manutenção da qualidade de vida da mulher.
A colposcopia é um exame que serve para avaliar o trato genital inferior: A vulva, a vagina e o colo do útero. O objetivo principal desse exame é detectar lesões nesta região, dentre as quais as mais importantes são aquelas causadas pelo Papilomavírus Humano, o HPV.
A detecção precoce e o tratamento das lesões suspeitas são eficazes na prevenção do câncer invasor. Portanto, tais recursos diagnósticos são indispensáveis à rotina ginecológica.
O exame é realizado com o uso de um aparelho chamado colposcopio, que consiste em um sistema de lentes de aumento, semelhante a um microscópio, e líquidos reagentes que, ao entrarem em contato com a mucosa que reveste a vagina e o colo do útero, evidenciam manchas que podem significar alterações muito iniciais. Sem essas duas ferramentas, essas alterações poderiam passar despercebidas em um exame ginecológico simples.
Caso haja alguma área suspeita, poderá ser realizado biópsia, procedimento no qual se recolhe uma pequena amostra de tecido para análise em laboratório.
O exame é simples, de curta duração e realizado no consultório, sem necessidade de grande preparação prévia. A recomendação é de seja realizado fora do período menstrual, que a paciente se abstenha de relações sexuais nas 48 horas anteriores e não use nenhum creme vaginal antes do procedimento.
O exame de Vulvoscopia consiste em avaliar as estruturas da vulva, pele e mucosas do órgão genital externo feminino e vai avaliar grandes e pequenos lábios, clitóris, glândulas de Bartholin e parauretrais.